sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Olhares e vozes: II Caravana em defesa do Rio Tapajós, seus povos e sua cultura

por Sabrina Mesquita

Começo assim, porque não sei por onde começar. Tem esse mundo aqui, que dizem ser abundante, mas que dizem que é por isso mesmo que deve ser explorado. Temos que inverter a lógica. Ter tem. Temos sim. Mas não vamos dar. Temos água, temos floresta, tem muita vida aqui. Mas não vamos dar. Não precisamos mais pagar pelo sossego do mundo dos outros com o nosso inferno, com nossas carnes, com nossas almas. Esse mundo aqui é lindo e ele precisa existir.

Foto de Sabrina Mesquita

(Abaixo, as informações disponíveis pela organização do evento, em sua página do Facebook)

Em 26 a 28 de agosto, Itaituba receberá comunidades da nascente à foz do rio Tapajós – dos rios Teles Pires e Juruena até seu encontro com o Amazonas – para discutir seu presente e seu futuro.

A bacia do Tapajós hoje convive com planos sobre hidrelétricas, portos, hidrovias e mineração, como se seus habitantes por cá não vivessem. Pescadores, barqueiros, garimpeiros, beiraderos, indígenas, agricultores, extrativistas, artistas, trabalhadores urbanos e rurais, os povos do Tapajós vocalizam suas necessidades e demandas de desenvolvimento, um que priorize a saúde, a educação, a cultura e a relação com o meio ambiente. A Caravana é um encontro para esses povos decidirem um rumo comum.


Local Escola Municipal Joaquim Caetano Correia, 540, Centro - Itaituba, Pará
No link abaixo você poderá fazer sua inscrição para a II Caravana e atividades autogestinadas.
http://www.tapajosvivo.org.br/caravana2/

Foto de Sabrina Mesquita

Nenhum comentário:

Postar um comentário